O longa-metragem “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, conquistou neste domingo (12) o prêmio de Melhor Filme Internacional no Festival Internacional de Cinema de Palm Springs, nos Estados Unidos. Considerada a maior honraria do evento, a vitória reforça o reconhecimento do cinema brasileiro no cenário mundial.
O filme, que está entre os 35 pré-selecionados na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar, superou produções renomadas, incluindo o francês “Emilia Pérez”. A escolha foi feita por um júri especial da FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema).
Na justificativa da premiação, os jurados destacaram:
“O prêmio vai para ‘Ainda Estou Aqui’, por transmitir o horror de uma ditadura iminente sob a perspectiva íntima de uma mãe que defende não apenas sua família de cinco pessoas, mas também sua dignidade. Evocando a gravidade da violência sem recorrer ao melodrama, o diretor Walter Salles captura um momento crítico da história com detalhes minuciosos e envolventes.”
A obra narra o drama de Eunice Paiva, vivida pela telentosa Fernanda Torres que vê seu esposo sendo levado por militares durante o periodo da Ditatura Militar, e tendo que cuidar de seus cinco filhos em meio a toda repressão militar que assolava o país.



