A Anvisa aprovou nesta segunda-feira a primeira vacina contra a Chinkungunya no Brasil. Batizada de IXCHIQ, a vacina foi desenvolvida pelo instituto Butantan em parceira com a farmacêutica Valneva, e é indicada para adultos a partir dos 18 anos.
Sendo aplicada em dose única, a vacina tem como foco pessoas que vivem em regiões de alto risco de contágio – como o Nordeste e parte do Sudeste. Por outro lado, a vacina não é recomendada para gestantes, pessoas imunodeprimidas ou com doenças que afetam o sistema imunológico.
Estudos indicam, que a vacina tem mostrado excelentes resultados nos testes realizos com mais de 4 mil voluntários nos Estados Unidos, estimulando a produção de anticorpos em 98,9% dos participantes. No Brasil os testes realizados foram impressionantes, com 100% de resposta em quem já teve contato com o vírus, após a aplicação.
Agora, o Butantan trabalha para que parte da produção da vacina seja feita aqui no Brasil, facilitando o processo de incorporação ao SUS e garantir acesso gratuito à população no futuro.
Com essa aprovação da Anvisa, o Brasil dá um passo importante na prevenção da doença e na proteção de milhões de pessoas que vivem em áreas afetadas.



