Estêvão, um dos vencedores da Bola de Prata - Foto: Reprodução/ ESPN
Estêvão, um dos vencedores da Bola de Prata - Foto: Reprodução/ ESPN

A 55ª edição do prêmio Bola de Prata, promovida pela ESPN e pela plataforma Star+, destacou os melhores jogadores e jogadoras do Campeonato Brasileiro 2024 em uma cerimônia realizada nesta segunda-feira (9). O tradicional evento coroou os destaques da temporada em um dos prêmios mais respeitados do futebol nacional.

Criado em 1970, o Bola de Prata adota um esquema 4-1-3-2 para selecionar os atletas com as maiores médias de desempenho ao longo da competição. A premiação também elege o artilheiro, a revelação, o gol mais bonito e, claro, o principal jogador ou jogadora da temporada com a Bola de Ouro.

O Botafogo foi o grande protagonista da noite, com cinco jogadores e o técnico Artur Jorge incluídos na seleção ideal. Apesar do domínio, os representantes do clube não compareceram à cerimônia, já que o time se prepara para a estreia no Mundial de Clubes na próxima quarta-feira (11), contra o Pachuca, do México.

Os vencedores do Bola de Prata 2024:
Seleção ideal do Brasileirão masculino
Goleiro: John (Botafogo)
Lateral-direito: William (Cruzeiro)
Zagueiros: Gustavo Gomez (Palmeiras) e Bastos (Botafogo)
Lateral-esquerdo: Bernabei (Internacional)
Volante: Marlon Freitas (Botafogo)
Meias: Rodrigo Garro (Corinthians), Savarino (Botafogo) e Alan Patrick (Internacional)
Atacantes: Luiz Henrique (Botafogo) e Estevão (Palmeiras)

Técnico: Artur Jorge (Botafogo)

PRÊMIOS INDIVIDUAIS:
Artilheiros: Yuri Alberto (Corinthians) e Alerrandro (Vitória) – 15 gols
Gol mais bonito: Alerrandro (Vitória)
Revelação: Estevão (Palmeiras)
Bola de Ouro: Estevão (Palmeiras)

O jovem atacante Estevão, do Palmeiras, foi o grande destaque da noite ao levar a Bola de Ouro, consolidando-se como o melhor jogador do campeonato. Além disso, ele foi eleito a revelação da temporada e figurou entre os atacantes da seleção ideal.

A Bola de Prata reforçou a excelência do futebol brasileiro, destacando não apenas talentos individuais, mas também o impacto coletivo de equipes como o Botafogo, que demonstrou força tanto no Brasileirão quanto em competições internacionais.

Agora, os olhos se voltam para o Mundial de Clubes, onde o Botafogo buscará representar o Brasil e o futebol sul-americano em uma campanha histórica.