Nesta úlitma quinta-feira, 1º de maio, o Brasil perdeu uma das maiores vozes da música nacional. A Nana Caymmi faleceu aos 84 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada desde julho do ano passado na Casa de Saúde São José, em Botafogo, por causa de uma arritmia cardíaca. Foram nove meses de internação, com vários procedimentos complicados — ela passou por cateterismo, traqueostomia e chegou a colocar um marca-passo. Contudo, a causa da morte foi disfunção de múltiplos órgãos, segundo o hospital.
Quem foi Nana Caymmi
Nana nasceu no dia 29 de abril de 1941, no Rio de Janeiro. Filha do Dorival Caymmi e da Stella Maris. Começou a cantar nos anos 60 e marcou época com uma voz forte, cheia de emoção. Em mais de seis décadas de carreira, ela gravou álbuns importantes e deu vida a músicas de nomes como Tom Jobim, Milton Nascimento e Vinicius de Moraes. Entre os maiores sucessos dela estão “Resposta ao Tempo”, “Não se Esqueça de Mim” e “Saveiros”, que inclusive venceu o Festival Internacional da Canção em 1966.
É uma perda enorme. Nana Caymmi vai fazer muita falta, mas a verdade é que a arte dela vai continuar falando por ela. Ela foi e sempre será uma das grandes intérpretes que o Brasil já teve.



