Travessia - Foto: Reprodução/Globo
Travessia - Foto: Reprodução/Globo

Um casal de São Paulo ingressou com uma ação judicial contra a Globo, no tribunal de justiça de São Paulo, alegando que a emissora usou sua história real sem autorização na novela Travessia, exibida em horário nobre. Miriam Ferraz Gomes e Vanildo Vieira Gomes pedem indenização de R$ 50 mil por danos morais.

Segundo os autos, o episódio ocorreu em 2016, quando a noiva fez uma brincadeira ao responder “não” a juíza de paz durante a cerimônia civil, o que levou ao adiamento do casamento como prevê a lei vigente. O momento foi filmado por convidados da cerimônia e publicados posteriormente nas redes sociais, acumulando milhões de visualizações e virou destaque na imprensa.

Na justiça, o casal afirma que, em 2023, a Globo utilizou o caso na novela Travessia, reproduzindo a situação e até o sermão da juíza. O casal reproduz matéria em que a autora Gloria Perez, autora da novela, relata que usou história que viralizou na internet, inclusive informando o nome completo dos envolvidos.

Na ação, o casal argumenta que a emissora poderia ter solicitado autorização para usar a história, por terem acesso ao vídeo original. Alegam também que a exposição causou constrangimento e feriu o direito da imagem.

Até o momento a Globo não se manifestou referente ao caso.