No dia 18 de janeiro de 2025, 482 pessoas foram condecoradas com a Legião de Honra, a mais alta distinção da França, enquanto outras 1.119 receberam a Ordem Nacional do Mérito. As honrarias foram concedidas a pessoas de diversas áreas, como cultura, política, economia e forças armadas, reconhecendo seus méritos em nome da nação. No total, 1.702 pessoas foram destacadas nas ordens nacionais em janeiro.
Entre os homenageados estão personalidades conhecidas do público, como as atrizes Camille Cottin e Mélanie Thierry, o cantor Étienne Daho, o humorista Laurent Gerra e a chef estrelada Fanny Rey. Além disso, ex-ministros como Amélie Oudéa-Castéra, Marlène Schiappa e Rima Abdul Malak também foram reconhecidos, já que não podem receber a honraria enquanto estão em exercício.
Destque a reconstrução de Notre-Dame
Um destaque especial foi dado às pessoas envolvidas na reconstrução de Notre-Dame de Paris, após o incêndio devastador de 2019. Philippe Jost, responsável pela coordenação do projeto, foi nomeado “Comandante” da Legião de Honra, enquanto outros 33 profissionais receberam o título de “Cavaleiros” e 67 foram condecorados com a Ordem Nacional do Mérito.
No total, a Grande Chancelaria destacou 101 pessoas que contribuíram para a reconstrução de Notre-Dame, como forma de reconhecimento ao trabalho excepcional realizado nesse projeto. Essa promoção especial reforça a valorização de iniciativas ligadas ao patrimônio histórico e cultural do país.



