Imposto de Renda - Foto: Reprodução
Imposto de Renda - Foto: Reprodução

A Receita Federal abre nesta segunda-feira (17) o prazo para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, referente ao ano-base 2024. Os contribuintes terão até dia 30 de maio para enviar os documentos e evitar multas.

Neste ano de 2025, a Receita estima receber 46,2 milhões de declarações, um aumento em relação aos 42,4 registrados no ano passado. A novidade da vez é o aplicativo Meu Imposto de Renda, que será lançado em 1º de abril e permitirá preencher e enviar a declaração diretamente pelo celular, tablet ou computador. Para utiliza-lo será necessário ser nível prata ou outro no Gov.br

A opção da declaração pré-preenchida também estará disponível a partir de 1º de abril. Ela facilita o processo ao trazer automaticamente dados sobre rendimentos e deduções informadas por empresas, bancos e prestadores de serviço. No entanto, o contribuinte deve revisar todas as informações antes de enviar, pois podem ser necessárias correções.

O primeiro lote de restituição será pago em 30 de maio, seguindo um cronograma de cinco pagamentos até 30 de dezembro. Os contribuintes que entregarem a declaração mais cedo e tiverem direito à restituição podem receber nos primeiros lotes.

Quem perder o prazo ou atrasar a entrega estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.