Dia Mundial do Autismo - Foto: Reprodução
Dia Mundial do Autismo - Foto: Reprodução

Celebrado nesta terça-feira (2), o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo chama a atenção para os direitos, desafios e potencialidades de uma pessoa dentro do Espectro. A data foi criada em 2007 pela ONU, e desde então vem sendo marcada por ações de visibilidade e inclusão ao redor do mundo.

Vale lembrar que o autismo não se trata de uma doença e sim um transtorno de neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, o comportamento e a interação social. Cada indivíduo dentro do TEA é um indivíduo único, com habilidades, desafios e uma forma diferente de enxergar o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 1 em cada 100 crianças têm TEA  no Brasil, sendo mais de 2 milhões de pessoas.

Dia Mundial do Autismo - Foto: Reprodução
Dia Mundial do Autismo – Foto: Reprodução/Carlos Enriki

Há varios sinais, em uma pessoa com TEA, dentre eles os mais comuns são a dificuldade de comunicação verbal e não verbal, comportamentos repetitivos e às vezes restritos. Muitas vezes, há também a hipersensibilidade sensorial, por exemplo, podem se incomodar com muita luz, sons ou alguns tipos de texturas. O diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado fazem toda a diferença na qualidade de vida.