Entenda o fenômeno que causou o apagão na Europa - Foto: Reprodução
Entenda o fenômeno que causou o apagão na Europa - Foto: Reprodução

O fenômeno atmosférico raro que causou o apagão na Europa é conhecido como vibração atmosférica induzida. Evento que ocorre quando variações extremas de temperatura ou ventos constantes geram oscilações anômalas nas linhas de alta tensão, geralmente nas de 400kV. Essas oscilações podem coincidir com a frequência natural dos cabos, causando vibrações intensas que desestabiliza, a sincronização entre os sistemas elétricos interligados, gerando as falhas generalizadas na rede elétrica.

Apagão em paises da Europa

No caso do apagão ocorrido em 28 de abril, a operadora REN, informou que variações extremas de temperatura no interior da Espanha provocaram oscilações nas linhas de muito alta tensão, afetando Portugal, Espanha e partes do sul da França. Vale lembrar que a restauração de energia pode levar até uma semana, devido a complexidade do fenômeno e à necessidade de reequilibrar os fluxos de eletricidade a nível internacional.

A vibração atmosférica induzida é um fenômeno raro, mas conhecido por especialistas. Ocorre quando forças externas, como ventos fortes ou variações térmicas, provocam oscilações nas linhas de transmissão elétrica. Se essas oscilações coincidirem com a frequência natural dos cabos, podem causar vibrações intensas, levando a falhas no sistema. ​