Fernanda Montenegro - Foto: Reprodução
Fernanda Montenegro - Foto: Reprodução

Após ser ovacionada na pré-estreia em São Paulo, Fernanda Montenegro brilhou novamente na noite desta quarta-feira (12) na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, durante a exibição do filme Vitória. A atriz, protagonista da trama dirigida por Andrucha Waddington, subiu ao palco acompanhada pelos atores Alan Rocha e Thawan Lucas e foi aplaudida de pé pela plateia.

Com 95 anos, Fernanda emocionou os presentes ao falar sobre o significado do evento: “Este é nosso encontro de família por opção. Estamos no filme como artistas e criadores, vocês são nossa família de opção, que veio nos dar sua presença. E acho que vai ter muito aplauso no final”, afirmou. Vitória estreia nos cinemas nesta quinta-feira (13).

A filha de Fernanda, a atriz Fernanda Torres, preferiu um papel mais discreto no evento, chegando quase na hora da exibição e posando para fotos ao lado de seu marido, o diretor Andrucha Waddington. A estrela da noite, sem dúvida, foi sua mãe, que recebeu o carinho do público.

O cineasta Breno Silveira, que iniciou as filmagens de Vitória antes de falecer, também foi lembrado por Waddington. Emocionado, o diretor dedicou a noite a Silveira, destacando o legado de seu amigo: “Viva Breno Silveira!”, disse Waddington, enquanto Paula Fiúza, roteirista do filme e viúva de Silveira, também chorava ao seu lado.

Vitória é baseado na história real de Joana Zeferino da Paz, uma aposentada que filmou a ação de traficantes de sua janela em Copacabana, denunciando-os às autoridades. A história foi documentada pelo jornalista Fábio Gusmão, interpretado por Alan Rocha, no livro Dona Vitória da Paz.

O filme promete tocar o coração do público, levando à tela a luta e coragem de uma mulher que se tornou símbolo de resistência.