Fernanda Montenegro Oscar 1999- Foto: Reprodução
Fernanda Montenegro Oscar 1999- Foto: Reprodução

Antes da vitória de Ainda Estou Aqui no Oscar como Melhor Filme Internacional, o Brasil já havia brilhado na maior premiação com outras indicações ao longo da história. Confira algumas das indicações e participações que ajudaram a colocar o cinema brasileiro no mapa do Oscar:

1 Fernanda Montenegro por Central do Brasil

Central do Brasil - Foto: Reprodução
Central do Brasil – Foto: Reprodução

Em 1999, Fernanda Montenegro concorria ao ser indicada como Melhor Atriz, por sua emocionante atuação em Central do Brasil. Ela foi a primeira atriz brasileira a concorrer nessa categoria, interpretando Dora, uma ex-professora que escreve cartas para analfabetos. Apesar da grande repercussão, o prêmio ficou com Gwyneth Paltrow, por Shakespeare Apaixonado.

 

2 Cidade de Deus

Cidade de Deus - Foto: Reprodução
Cidade de Deus – Foto: Reprodução

Este que é considerado um dos filmes mais influentes do cinema nacional, Cidade de Deus conquistou quatro indicações ao Oscar em 2004: melhor Diretor (Fernando Meirelles), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia. Embora não tenha vencido, a produção se consolidou com um dos maiores sucessos do Brasil no exterior.

 

3 O Menino e o Mundo animação brasileira no Oscar

O Menino e o Mundo - Foto: Reprodução
O Menino e o Mundo – Foto: Reprodução

Esta animação, de Alê Abreu, surpreendeu ao ser indicada ao Oscar de Melhor animação em 2016. A produção concorreu com Divertida Mente, da Pixar, que acabou levando o prêmio.

 

4 Democracia em Vertigem e a força do documentário nacional

Democracia em Vertigem - Foto: Reprodução
Democracia em Vertigem – Foto: Reprodução

Este documentário dirigido por Petra Costa, chamou a atenção mundial ao abordar a crise política brasileira e foi indicado ao Melhor Documentário em 2020. A indicação reforçou a capacidade do cinema brasileiro de produzir obras impactantes e de relevância internacional.

 

5 Orfeu Negro e a vitória com DNA brasileiro

Orfeu Negro - Foto: Reprodução
Orfeu Negro – Foto: Reprodução

Embora tenha sido inscrito como produção francesa, Orfeu Negro teve filmagens no Brasil, elenco majoritariamente nacional e uma forte identidade cultural brasileira. Em 1960, levou o Oscar de Melhor Filme Internacional, sendo até hoje um dos raros casos de um filme com participação brasileira vencendo a categoria.

 

6 O Beijo da Mulher-Aranha e suas múltiplas indicações

O Beijo da Mulher-Aranha - Foto: Reprodução
O Beijo da Mulher-Aranha – Foto: Reprodução

Em 1986, O Beijo da Mulher-Aranha teve grande destaque ao concorrer nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator, com William Hurt, que levou a estatueta. A coprodução entre Brasil e Estados Unidos ajudou a impulsionar a visibilidade do cinema nacional.

7 Carlinhos Brown e sua trilha sonora no Oscar


Em 2012, a música Real in Rio, do filme Rio, concorreu ao Oscar de Melhor Canção Original. A composição de Carlinhos Brown, Sergio Mendes e John Powell era uma das favoritas, mas perdeu para Man or Muppet, do filme Os Muppets. Mesmo sem a vitória, foi um reconhecimento importante para a música brasileira na premiação.

Com essa trajetória de indicações e conquistas, o Brasil já demonstrava seu talento no Oscar antes da vitória inédita de Ainda Estou Aqui, reforçando a relevância do cinema nacional no cenário internacional.