O uso de IA na indústria do entretenimento voltou a gerar polêmica. Desta vez, 400 nomes do cinema assinaram uma carta aberta pedindo ao governo dos EUA medidas para proteger seus direitos autorais e obras com o avanço destas tecnologias.
A discussão se iniciou após o Google e OpenAi solicitaram permissão para treinar seus sistemas utilizando materiais protegidos por direitos autorais, sem precisar da autorização dos criadores. A proposta gerou indignação e revolta entre atores, roteiristas, músicos e outros profissionais da industria.
Astros de Hollywood se preocupam com decisão
Estre os que assinaram, se encontra nomes como Ben Stiller, Mark Ruffalo e Paul MacCartney. Eles estão pressionando o Escritório de Política Cientifica e Tecnológica dos EUA a rejeitar a solicitação das empresas de tecnologia.
“Acreditamos firmemente que a liderança global dos EUA em inteligência artificial não deve acontecer às custas das nossas indústrias criativas“, diz um trecho da carta. O texto também alerta que “as empresas de Inteligencia Artificial querem enfraquecer as proteções de direitos autorais para filmes, séries, músicas e outras criações, explorando nossas vozes e trabalhos para treinar modelos de inteligência artificial que movimentam bilhões de dólares”.
Os artistas de Hollywood denunciam que gigantes da tecnologia tentam conseguir permissões especiais para usar livremente obras criativas e intelectuais, mesmo com os enormes lucros que já possuem. “Não há motivo para mexer em proteções de direitos autorais que ajudaram os EUA a prosperar“, reforçam.
O Google se defende, dizendo que busca um equilíbrio entre inovação e respeito aos direitos dos criadores. “Queremos regras justas, como exceções para uso acadêmico e mineração de dados, que permitam à IA aprender com informações disponíveis publicamente e trazer avanços científicos e sociais”, declarou a empresa.
O embate deve continuar nos próximos meses, com possíveis repercussões no Congresso e nos tribunais. Enquanto isso, os profissionais do entretenimento seguem mobilizados para garantir que seu trabalho seja respeitado e protegido.



