E.A Hanks - Foto: Reprodução/Instagram
E.A Hanks - Foto: Reprodução/Instagram

A escritora e jornalista E.A. Hanks, filha do ator Tom Hanks e de sua primeira esposa. Susan Dillingham, lançará no próximo dia 8 de abril o libro The 10: Memoir of Family and the Open Road, uma tocante jornada em busca das raízes e do passado misterioso de sua mãe, falecida em 2002 vítima de câncer de pulmão, aos 49 anos.

E.A. Hanks expõe momentos de sua infância

Nesta obra, Elizabeth relembra momentos intensos de sua infância e adolescência, vividos por confusão, violência e amor. Hanks, conta que passou a maior parte de sua infância sob os cuidados de sua mãe, após seus pais se divorciaram em 1985, e lembra que sua mãe enfrentava problemas sérios de saúde mental, mesmo sem o diagnóstico, E.A. Hanks acredita que Susan sofria de bipolaridade com episódios de paranoia e delírio.

Um dos momentos mais impactantes narrados no livro é quando sua mãe a muda repentinamente de cidade sem avisar ao pai. “Meu pai foi nos buscar na escola e a gente não estava lá”, relembra. “Ele teve que nos rastrear.”

A narrativa se desenrola ao longo de uma viagem real feita por E.A. em 2019 pela rodovia Interestadual 10, de Los Angeles até Palatka, na Flórida, onde parte da família materna viveu. O percurso de seis meses serviu como pano de fundo para uma profunda reflexão sobre identidade, trauma e o poder da memória.

Ao compartilhar trechos da infância, como os anos vividos em uma casa com cheiro de cigarro, comida vencida na geladeira e a mãe cada vez mais reclusa em sua cama com a Bíblia, E.A. Hanks reconstrói a figura de uma mulher complexa — amante de Shakespeare, da poesia e marcada por dores não resolvidas.

“Sou filha do primeiro casamento (não famoso)”, escreve, com ironia. E revela que tem apenas uma foto com os pais juntos, tirada em sua formatura do ensino médio.