Karla Sofía Gascón - Foto: Reprodução/Instagram
Karla Sofía Gascón - Foto: Reprodução/Instagram

Karla Sofía Gascón entrou para a história nesta quinta-feira ao se tornar a primeira atriz trans abertamente reconhecida a ser indicada ao Oscar. A nomeação veio graças à sua performance como a protagonista de “Emilia Pérez”, musical da Netflix dirigido por Jacques Audiard.

No filme, Karla Sofía dá vida a uma chefe de cartel que, após anos vivendo sob uma identidade secreta, decide buscar redenção por seus atos passados. O papel já havia lhe rendido indicações ao Globo de Ouro e ao Screen Actors Guild Awards como Melhor Atriz.

Embora nascida na Espanha, Gascón é mais conhecida pelo público por seus trabalhos em telenovelas mexicanas. Ela revelou sua identidade como mulher trans em 2016 e, na época, temeu pelo futuro de sua carreira. “Quando finalizei minha transição, não sabia se ainda teria uma carreira depois disso”, disse em entrevista ao The New York Times no ano passado.

A decisão de Audiard de escalar Gascón foi decisiva. Segundo o diretor, a atriz era perfeita para o papel: “No minuto em que a vi, soube que era ela”, revelou.

A indicação ao Oscar marca um momento histórico não apenas para Gascón, mas também para a representatividade nas telas, clique aqui para ver a lista completa de Indicados.