O Museu do Louvre, um dos mais renomados do mundo, está realizando sua primeira exposição de moda, intitulada Louvre Couture: Arte e Moda: Peças Manifestos. A mostra, que estará aberta ao público até o dia 21 de julho, reúne criações icônicas de grandes estilistas, como Karl Lagerfeld, Gianni Versace, Balenciaga, Chanel e Yves Saint Laurent, retratando a interconexão entre arte e moda desde os anos 1960 até os dias atuais.
Exposição magnifica
Com 65 peças de vestuário e 30 acessórios, a exposição ocupa um espaço de 9.000 m², distribuído entre tapeçarias, cerâmicas, retratos e esculturas que dialogam com o acervo do museu, que vai do Império Bizantino ao século XIX francês. O diretor de objetos de arte do Louvre, Olivier Gabet, destaca que a exposição nasce da relação pessoal entre os estilistas e o museu, criando uma homenagem aos períodos históricos, ao mesmo tempo que convida os visitantes a redescobrir o acervo através da visão dos estilistas contemporâneos.

Entre as peças de destaque estão o vestido bordado com cristais de Dolce & Gabbana, apresentado diante de um retrato barroco de Luís XIV, o icônico vestido de malha metálica de Gianni Versace, a jaqueta Chanel inspirada em uma cômoda do Louvre e a armadura futurista de Balenciaga, produzida em impressão 3D.

Em março, o museu também sediará o Grand Dîner, jantar de gala beneficente que promete ser o primeiro Met Gala francês. A exposição e o evento marcam o Louvre como um centro de convergência entre arte e moda, celebrando a criatividade e a inovação desses dois universos.
Essa iniciativa reafirma o Louvre como um ponto de encontro não só de obras históricas, mas também de tendências culturais e artísticas do presente.



