A atriz belga Emilie Dequenne, vencedora do prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes em 199 pelo filme Rosetta, faleceu neste domingo (16), aos 43 anos. A informação foi confirmada por sua familia e seu agente à AFP.
Emilie Dequenne na luta contra o câncer
Dequenne lutava contra um câncer raro na glândula suprarrenal, diagnosticado em agosto de 2023. Em outubro do mesmo ano, a atriz revelou sua batalha contra a doença, que a manteve afastada das filmagens. Nos últimos dias, ela estava em cuidados paliativos.
“Que batalha mais implacável! E não se escolhe…”, escreveu Dequenne em seu perfil no Instagram no último Dia Mundial contra o Câncer, em 4 de fevereiro.
Emilie ficou marcada por sua atuação em Rosetta, dos irmãos Darquenne, que também conquistou a Palma de Ouro em Cannes. Ao longo de sua carreira, atuou em muitas produções do cinema francês e belga.
A morte de Dequenne gerou grande comoção no meio artístico. Atores como Jean Dujardin, Tahar Rahim e Vincent Macaigne lamentaram sua partida. A atriz Juliette Binoche, ao comentar sua última publicação no Instagram, agradeceu por sua coragem e generosidade ao compartilhar sua jornada.



