O basquete brasileiro perdeu nesta terça-feira (19) um dos seus maiores ídolos. Wlamir Marques, ex-jogador bicampeão mundial pela Seleção Brasileira, faleceu aos 87 anos em São Paulo. A informação foi confirmada pela Confederação Brasileira de Basquete nas redes sociais.
Wlamir estava internado na UTI em um hospital particular na capital paulista e teve sua morte anunciada sem divulgação da causa “Wlamir deixa um legado eterno, sendo lembrado como um dos maiores atletas a representar o Brasil no esporte mundial“, destacou a CBB.
Apelidado de “Diabo Loiro”, o ex-atleta brilhou entre as décadas de 1950 e 1970, sendo um dos grandes responsáveis pelo sucesso do basquete nacional em torneios internacionais. Além dos dois títulos mundiais, Wlamir foi duas vezes vice-campeão mundial e conquistou duas medalhas olímpicas de bronze, nos Jogos de Roma (1960) e Tóquio (1964).
A despedida de Wlamir Marques deixa uma lacuna no esporte nacional, mas seu legado permanece como inspiração para futuras gerações do basquete brasileiro.



