Mariana e José Inocêncio Renascer - Foto: Reprodução/Globo
Mariana e José Inocêncio Renascer - Foto: Reprodução/Globo

A organização não-governamental (ONG) Vozes dos Anjos entrou com uma ação judicial contra a TV Globo, pedindo uma indenização de R$ 1 milhão. O processo, que tramita na 28ª Vara Cível do Tribunal do Rio de Janeiro, questiona a forma como foi retratada a relação entre os personagens Mariana (Theresa Fonseca) e José Inocêncio (Marcos Palmeira) na nova versão da novela Renascer, exibida entre janeiro e setembro de 2024.

Do que se trata o processo sobre Renascer

Segundo a ONG, a trama mostrou um viés incestuoso na relação entre os protagonistas, o que poderia, segundo a entidade, influenciar negativamente o público. No relato é enfatizado a questão de Mariana chamar o marido de “painho”, temor que remete a uma figura paternal. Para eles, antes do romance entre os personagens, havia sido estabelecida uma conexão similar à de pai e filha, o que reforçaria o argumento da ação.

A exposição de um relacionamento amoroso/sexual entre duas pessoas que representam figuras paterno/filiais em uma novela de horário nobre e em televisão aberta deve ser compreendida como uma narrativa que fomenta a cultura do incesto paternal no Brasil“, afirma a ONG no processo.

Contudo a TV Globo ainda não se manifestou sobre o caso.