No final de janeiro, biólogos ficaram surpresos com a aparição do peixe “Diabo negro” na superfície do ocenao, um animal que normalmente habita regiões profundas, entre 200 e 2.000 metros. O evento chamou a atenção de entusiastas da vida marinha, contudo foi um video espalhado nas redes sociais que causou todo o alvoroço.
Tamanho real intriga internet
A jovem que publicou o vídeo no TikTok revelou que o peixe, visto sobre a mão de uma pessoa, era, na verdade, um “pequeno bebê” da espécie Melanocetus johnsonii, conhecida como peixe “diabo negro”. Na legenda, ela explicou que, ao visitar o Museu de Natureza e Arqueologia, em Santa Cruz de Tenerife, teve a oportunidade de ver um exemplar raro da espécie. A revelação foi acompanhada de uma surpresa: enquanto muitos imaginavam que o peixe fosse um gigante, a jovem explicou que ele media apenas cerca de três centímetros.
@urb.news Nos últimos dias viralizaram registros de um peixe, digamos, bem peculiar, nadando, em plena luz do dia, próximo à superfície das Ilhas Canárias, na Espanha. Trata-se do peixe diabo negro, uma espécie raríssima que foi avistada por uma equipe de biólogos da ONG Condrik Tenerife. O flagra foi considerado histórico, já que esse é um comportamento extremamente incomum para a espécie, que habita regiões extremamente profundas do oceano, entre 200 e 2 mil metros de profundidade. Os pesquisadores avistaram o peixe enquanto retornavam ao porto após uma expedição de estudos sobre tubarões. Inicialmente, a equipe percebeu um objeto escuro na água, sem conseguir identificá-lo. Somente ao se aproximarem, notaram que se tratava de um diabo negro adulto, algo que jamais tinha sido documentado antes. De acordo com os biólogos da ONG, a razão da presença do diabo negro em águas rasas é incerta. Segundo eles, a aparição do peixe pode ter relação com uma possível doença do peixe, corrente ascendente ou fuga de algum predador. ➡ Confira a matéria completa acessando urbnews.com.br. Link na bio. 📝 Davi Holanda, da Redação 🎥/📸 Reprodução/Tiktok @minutodobicho @disneyitalia @viralai #urbnews #outofhome #diabonegro #espanha #ilhascanarias #animalraro #curiosidade #peixe ♬ som original – UrbNews
O motivo da confusão é simples: o peixe foi filmado em um fundo azul do mar, sem objetos para fornecer referência de tamanho. Isso gerou a ilusão de que ele era muito maior do que realmente é.

Em termo de tamanho real, o peixe “diabo negro” apresenta uma grande diferença entre os sexos. Os machos raramente ultrapassam os três centímetros, enquanto as fêmeas podem atingir até 18 centímetros.
Diabo Negro em Procurando Nemo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_7d5b9b5029304d27b7ef8a7f28b4d70f/internal_photos/bs/2025/4/U/iBVPIhRvWE5Ro1gBMeOw/nemo-peixe-diabo.jpg)
Este peixe ficou muito conhecido por sua aparição em “Procurando Nemo”, o que fez com que muitos achassem que ele seria de um tamanho gigantesco, contudo é muito mais londe do que a animação nos sugere.



