Principe Harry - Foto: Reprodução
Principe Harry - Foto: Reprodução

O príncipe Harry sofreu uma derrota na Justiça Britânica nesta sexta-feira, onde a Corte de Apelações do Reino Unido rejeitou a tentativa dele de recuperar o direito a uma escolta policial paga com dinheiro público durante suas visitas ao país, beneficio retirado em 2020, quando ele e Meghan Markle decidiram renunciar às funções reais e se mudarem para os Estados Unidos.

A decisão mantém a validade da regra atual, definida pelo Comitê Executivo para a Proteção da Realeza e de Figuras Públicas, que considera que Harry, fora da linha de frente da monarquia, não deve ter o mesmo tipo de proteção.Os juízes chegaram a reconhecer que ele se sente injustiçado, mas deixaram claro que esse sentimento não é suficiente para mudar a lei.

Os advogados de Harry argumentaram que ele vive sob ameaça real — mencionaram inclusive um chamado do grupo Al-Qaeda pedindo sua morte e o caso de 2023, quando ele e Meghan foram perseguidos por paparazzi em Nova York. Segundo eles, sem segurança adequada, ele nem consegue visitar o Reino Unido com tranquilidade, o que afasta ainda mais sua esposa Meghan e os filhos Archie e Lilibet do país.