Walter Salles e Fernanda Torres nos bastidores de Ainda Estou Aqui - Foto: Reprodução
Walter Salles e Fernanda Torres nos bastidores de Ainda Estou Aqui - Foto: Reprodução

Walter Moreira Salles Júnior nasceu em 12 de abril de 1956, no Rio de Janeiro, Brasil. É filho do embaixador e banqueiro Walther Moreira Salles e de Elisa Margarida Gonçalves Moreira Salles, foi criado em um ambiente que mesclava diplomacia, cultura e finanças e tem dois irmãos sendo eles Pedro Moreira Salles, que trabalha como banqueiro e João Moreira Salles, documentarista.

Inicio da carreira de Walter Salles

Inicialmente Walter Salles estudou Economia no Rio de Janeiro e posteriormente obteve um mestrado em Comunicação Audiovisual na Universidade da Califórnia do Sul, nos Estados Unidos. Salles se aventurou no automobilismo e economia antes de tentar o cinema.

Na década de 80, o cineasta inicia sua carreira no audiovisual dirigindo documentários como “Krajcberg, o Poeta dos Vestígios” (1986). Em 1991, dirigiu seu primeiro longa-metragem de ficção “A Grande Arte”, e ganhou um destaque no cenário nacional quando dirigiu o filme “Terra Estrangeira” longa com Fernanda Torres que levou prêmio de melhor filme no Brasil.

Salles ganha reconhecimento internacional

Em 1998, o diretor alcançou reconhecimento internacional com seu conhecido filme “Central do Brasil”, que recebeu o Urso de Ouro no Festival de Berlim e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e indicação de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro. Este longa consolidou sua posição como um dos principais cineastas brasileiros, sendo considerado uma figura central no Cinema da Retomada no Brasil.

Walter Salles nos bastidores de  'Central do Brasil' - Foto: Reprodução
Walter Salles nos bastidores de ‘Central do Brasil’ – Foto: Reprodução

Walter Salles, procura explorar em seus filmes temas como identidade, deslocamento e relações humanas, dirigindo filmes como “Abril Despedaçado” em 2001 e “Diários de Motocicleta” em 2004, este que foi vencedor de Melhor Filme em Língua Não Inglesa do Bafta 2005.

Salles retorna ao Oscar

Em 2024, Walter surpreende o cinema com o filme “Ainda Estou Aqui”, este que conquistou o Brasil em seu lançamento, lotando as salas por onde passava e recebendo prêmios como no Festival Internacional de Cinema de Veneza 2024, trazendo o Globo de Ouro para Fernanda Torres como melhor atriz, e o primeiro Oscar do Brasil, onde Walter consegue o feito de ter seu filme indicado a três categorias, sendo elas de Melhor Atriz para Fernanda Torres, Melhor Filme e a categoria onde o filme venceu que é de Melhor Filme Internacional.