Quem pode ser elegido Papa - Foto: Reprodução
Quem pode ser elegido Papa - Foto: Reprodução

Com o recente falecimento do Papa Franciso. a igreja católica se prepara a a escolha de seu novo lider espiritual. O processo de eleição do Papa é regido por tradições seculares e normas específicas, que definem quem pode ser eleito e como isso ocorre.

Quem pode ser Papa

Tecnicamente para ser Papa, pode ser qualquer homem batizado em plena comunhão com a Igreja Católica. Contudo, desde o século XIV, é costume ser escolhido um que seja cardeal. Grupo composto por bispos e arcebispos nomeados pelo Papa para auxiliar em questões religiosas e administrativas. Hoje em dia apenas os cardeais com menos de 80 anos podem votar no conclave, porém não há restrição de idade para serem eleitos.

Como é realizado o Conclave?

O conclave é realizado na Capela Sistina, onde os votantes se reúnem de portas fechadas, se mantendo isolados até eleger o novo pontífice. Nesse processo, eles ficam sem acesso ao mundo exterior, garantindo total liberdade na escolha. A votação é secreta, e o canditado precisa obter dois terços dos votos para ser eleito, ou seja, se dividirmos um número total de cardeais votantes em 3 partes iguais, ele precisa conquistar 2 dessas 3 partes, por exemplo se temos 120 cardeais votando, dividido por 3, temos o valor de 40 em cada um desses terços, sendo assim ele precisa de 80 votos para ser eleito Papa.

Definição do resultado

Agora vamos lá, após a votação eles contam os votos, e caso o mais votado não atinja a quantidade adequada, eles queimam os votos, junto com uma substância química, para que saia uma fumaça preta da Capela Sistina, significando que ainda não elegeu um novo sucessor, mas caso o mais votado atinja ou ultrapasse a quantidade adequada, é feita a pergunta se ele aceita se tornar Papa, caso ele diga sim, deverá escolher o nome que quer ser conhecido, após isso os votos são queimados com uma outra substância, para que a fumaça saia branca aí sim temos o “Habemus Papam”, aí então o novo Pontificie aparece para dar sua primeira bênção “Urbi et Orbi” (“à cidade [de Roma] e ao mundo”). Vale mencionar também que esse processo pode levar alguns dias, podendo ter até quatro votos no mesmo dia.