A novela Tieta, que esta atualmente sendo reprisada no horário da tarde, passou por uma reclassificação indicativa no Ministério da Justiça neste segunda-feira (3). Antes com classificação indicativa para maiores de 12 anos, a trama agora carrega o selo de não recomendada para menores de 14.
De acordo com a Coordenação de Política de Classificação Indicativa (Cocind), do Departamento de Promoção de Políticas de Justiça (DPJUS), a novela carrega elementos que não correspondem a classificação anterior. Entre os conteúdos identificados estão prostituição, nudez, relações sexuais, morte intencional, estigma ou preconceito – todos indicativos da faixa de 14 anos. Além disso, a trama contém menções ao suicídio, conteúdo classificado para 16 anos.
Diante da análise, foi recomendado que a exibição de Tieta ocorra após as 21h. A decisão se aplica à obra completa e suas versões derivadas, valendo para qualquer plataforma ou canal que a transmita.
A TV Globo tem até cinco dias para recorrer da decisão e, caso a reclassificação seja mantida, precisará adequar o selo indicativo em todas as exibições da novela.



